sexta-feira, 3 de maio de 2013

Presidente ou Presidenta? Qual o correto?



Eis uma dúvida muito frequente na mente da maioria da população desde quando Dilma Rousseff assumiu a presidência da República.
Como chamar? Presidente ou presidenta?
As duas formas estão perfeitamente corretas. Apesar de muitos não concordarem ou não gostarem da nova grafia da palavra.

O professor Hélio Consolaro fala um pouco sobre o assunto:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.


Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.

No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta. 

E você? O que acha da nova grafia da palavra?
Eu uso "a presidente", pois "presidenta" não soa bem aos meus ouvidos. Seria isso machismo?
Qual forma você usa?



Referência

2 comentários:

  1. Eu prefiro "presidenta", mas acho que é porque me acostumei.
    O que achei estranho foi o "hóspeda", não sabia que existia a versão.
    Muito estranhei quando soube que na Espanha (onde moro) usam "arquitecto" para homem e mulher. Mas não porque não existe a versão feminina da palavra, por costume. As mulheres preferem dizer: "soy arquitecto". Não sei de onde vem essa preferência, mas desconfio que tenha algo de machismo atrelado a ela.

    ResponderExcluir
  2. Também acredito que o machismo tenha ligação com esse fato, Maíra.
    Obrigada pelo acesso.
    Espero te ver mais vezes nos comentários!

    ResponderExcluir