Eis uma dúvida muito frequente na mente da maioria da população desde quando Dilma Rousseff assumiu a presidência da República.
Como chamar? Presidente ou presidenta?
As duas formas estão perfeitamente corretas. Apesar de muitos não concordarem ou não gostarem da nova grafia da palavra.
O professor Hélio Consolaro fala um pouco sobre o assunto:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.
Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.
Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.
No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta.
E você? O que acha da nova grafia da palavra?
Eu uso "a presidente", pois "presidenta" não soa bem aos meus ouvidos. Seria isso machismo?
Qual forma você usa?
Referência
Eu prefiro "presidenta", mas acho que é porque me acostumei.
ResponderExcluirO que achei estranho foi o "hóspeda", não sabia que existia a versão.
Muito estranhei quando soube que na Espanha (onde moro) usam "arquitecto" para homem e mulher. Mas não porque não existe a versão feminina da palavra, por costume. As mulheres preferem dizer: "soy arquitecto". Não sei de onde vem essa preferência, mas desconfio que tenha algo de machismo atrelado a ela.
Também acredito que o machismo tenha ligação com esse fato, Maíra.
ResponderExcluirObrigada pelo acesso.
Espero te ver mais vezes nos comentários!